Oncle's Facebook

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O acordo ortográfico


Sempre fui, sou e serei avesso a este conjunto de novas regras de escrita a que pomposamente deram o nome de acordo ortográfico. Tentei por várias formas e em vários momentos ironizar com esta treta do acordo, chamando-lhe vários nomes, desde A Cor do Horto Gráfico, até Acordo Hortográfico. Se alguém tiver curiosidade, pode seguir os links e comprovar que há anos que tento chamar a atenção para essa treta. Idem, para o homónimo de Bolonha e ainda não tive tempo de me dedicar à gramática que vou chamar degenerativa ou transformista. Ainda não tive tempo, mas quero registar já a patente do nome.

Há muito pouco tempo, confesso, decidi que me era indiferente o acordo. Gerou muito pouco consenso, na altura, mas hoje certamente há mais consenso sobre o tema. Francamente, quando vi esta pergunta nas Lições de Bom Português na RTP1, antes do pequeno-almoço, percebi que sou indiferente ao dito. Desde aí tenho falado muito pouco sobre o assunto. Mais importante que o aplicar, é aplacar esta revolta, crescente, perante tanta insensatez. Há mais consenso agora, até sobre os destinos da RTP...

7 comentários:

  1. Com traço ou sem traço, era bom que o dito já tivesse o destino traçado lol
    Mas falando a sério, com esta conversa do novo acordo, até já consigo dar erros quando começo a querer ajudar o meu miúdo...às tantas já meto os pés pelas mãos e até se me dá um nó no cérebro lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a tentar resistir-lhe... Infelizmente, no meu ofício, sou obrigada a adoptá-lo profissionalmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malena,
      Este ano acho que vou ter que o adoptar também...Mas vou resistir enquanto puder. Achas que se dizer que pertenço a uma outra religião, me deixam manter a grafia antiga?
      Bjs

      Eliminar
  3. Voltaste à carga... e fizeste bem. Eu nunca me senti tão estúpida na minha vida porque sei que não sei escrever!
    (bem o outro dizia "eu só sei que nada sei")
    Como sabes, a minha mente está habituada a funcionar através da lógica, o treino do raciocínio matemático assim me moldou... e eu não vejo lógica alguma em certas modificações que vamos ter de observar na nossa escrita.

    Beijinhos ^^

    ResponderEliminar
  4. Aquariana,
    Só desisto no fim...E mesmo assim vou recusar-me a escrever ato, ser ser no presente do verbo atar! E a nova gramática ainda vai ser pior!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. A minha situação é exactamente igual à da Malena, sem tirar nem pôr! E choca-me que "Pára com isso" já não se escreva com acento...isso e outros rosários. Enquanto puder escrever à antiga no meu bloguinho e afins, faço-o!

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...