Oncle's Facebook

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Marmelos e Marmelada



Se é verdade que sem ovos não se fazem omeletes, também é verdade que sem marmelos não se faz marmelada… E quanto melhores os marmelos, melhor será a marmelada, se as outras variáveis se mantiverem constantes, claro.

Mas será que o tamanho está relacionado com a qualidade? Aqui, de certeza que as opiniões se dividem. Será que grande é sinónimo de bom? E pequeno de mau? São muitas as possibilidades de relacionar tamanho com qualidade mas, certamente, consoante o fruto, variarão os critérios.

Hoje apalpei uns marmelos generosos. Não é um tema que aborde assim directamente, a frio mas, impressionado pelo tamanho dos mesmos, não resisto a partilhar convosco esta história.

Chamaram-me logo à atenção, pelo tamanho. Mal entrei no gabinete, ei-los imponentes, no seu esplendor, a olharem para mim como quem diz: agarra-me, toca-me, apalpa-me. E eu assim fiz, confesso. A curiosidade sobre a rigidez dos ditos levou-me a agarrá-los, num ímpeto. Mal me cabiam na mão, tal era o tamanho. A consistência pareceu-me a adequada e enquanto tinha estas mensagens a chegarem-me ao cérebro, imaginei logo a marmelada que dali podia sair.

Descascava-os ou não? Comia-os mesmo com casca, mas se os comesse já não havia marmelada para o dia seguinte. Enfim, não vale a pena olhar para trás. A história vai acabar com marmelada.

Surpreendido pelo tamanho dos frutos, registei para a posteridade o momento em que agarrava essas belas peças de fruta…



PS: Se alguém tiver dicas sobre marmelada, agradeço, pois estes marmelos merecem o melhor!


12 comentários:


  1. Ahahahahah
    Ainda não parei de rir!!

    A marmelada é deliciosa... mas os teus trocadilhos são-no ainda mais!!
    Podes acreditar que vou consolada dormir... com uma barrigada de (não de marmelada) mas de riso!!

    Beijinhos docinhos
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Afrodite,
    Cuidado com a marmelada, antes de ires para a cama...Pode ter consequências imprevisíveis, ou talvez não tão imprevisíveis assim.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, não vejo onde esteja a graça! Se te oferecem marmelos é porque estamos no tempo deles e esses devem ser chineses ou o raio...Já vi melhores e mais perfeitos!

    Aconselho-te a não fazeres marmelada deles nem sequer a comê-los crus. Não sejas garganero!!

    Corta-os em bocados, deita fora essa horrível protuberância, e coze-os com o dobro do peso de açúcar, até ficarem quase despapados...depois come-os à colherada. Vais engordar um bocadito, mas logo a seguir chamas a tua nova personal trainer e ela, sim, ajuda-te com alongamentos e outros tratamentos.

    Isto se não te der uma valente diarreia e ficas sem vontade de marmelar até ao próximo Outono!
    Quem é amiga, quem é?

    Beijos sem marmelos!

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita,
      Não é assim que se faz marmelada? Cortam-se os marmelos em gomos, poem-se a cozer com açucar? Ou haverá outra marmelada? Não sou expert nestes assuntos....Ãgradeço a tua receita, vou experimentar!
      Mas que os marmelos não são chineses posso confirmar: são da Beira Alta!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Passei por aqui por acaso e... que grandes marmelos, bolas ! Devem ser 38 para aí ! :))
    Devem dar marmelada para uma data de tempo. Gosto de marmelada de todo o tipo, mas para isso é preciso que os marmelos sejam docinhos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Santos,
      38, copa D, pelos menos.
      Vou experimentar e depois comento...

      Eliminar
    2. Olha lá a grande coisa!!...

      Eu tenho uns que são 40 copa B e nem por isso são nada do outro mundo....quanto mais para fazer um grande frasco de marmelada!!

      Janita

      Eliminar
    3. Ninguém é bom juíz de si próprio...
      ;-)

      Eliminar
  5. Bem...
    depois de tão divertida conversa sobre marmelos e marmelada não me sobra mais nada...

    para comentar :)

    Cuidado com os diabetes :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que haver moderação. Lá voltamos à velha questão das tentações...
      Bjs

      Eliminar
  6. Tem uma brincadeira muito simpática rolando por aí ,que me dá a oportunidade de conhecer o 'portuguese way' , que também me parece bem simpático.Falo a mesma língua mas não sou de terras portuguesas mas das terras colonizadas o que quase vem dar no mesmo ... rs
    Marmelada já experimentei mas não conhecia marmelos_ parece um pouco com o melão até no sabor sem sabor rsrs : /
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá Lis, bem vinda
    Não sei quem colonizou quem... ;-)
    Sim, os marmelos n~ºao têm grande sabor, mas a marmelada é boa ...
    Aí desse lado do lago usam mais a goiabada, não?
    :-)

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...